Cerveja pilsen x Chopp

17 ago

Uma coisa que temos que aprender é que, não é porque bebemos bastante, que somos experts em bebida. E eu admito que me sinto inocente e juvenil por ter achado que só porque eu gosto MUITO de cerveja eu entendo do assunto. Não sei missa metade…

Lembram do Seu Luiz, o garçom que entrevistei semana passada? Lembram também que falei sobre algumas coisas que ele tinha me explicado sobre a diferença entre a cerveja pilsen e um bom chopp? Pois é, cá estou eu para repassar os ensinamentos deste sábio guerreiro na arte de servir.

Photoshop pra quê? kkk

De acordo com Seu Luiz, a cerveja tipo PILSEN é uma das mais comuns do mundo e detêm 90% da produção do suco de cevadis mundial. Ela tem uma coloração clara e por possuir um teor alcoólico baixo (entre 3% e 5%) é mais consumida em países quentes e de climas mais secos por ser refrescante. Dura cerca de seis meses após a fabricação.

Já o chopp passa pelo mesmo processo que a cerveja, tem o mesmo teor alcoólico, mas não chega na fase da pasteurização. Ou seja, não fica lá eterno dentro do coisa que destrói lá o negócio (sinta a precisão da informação kkk). Falando sério: não há a destruição dos microrganismo da cerveja, resultando numa decomposição mais rápida. Seu Luiz não me explicou direito, mas disse que esse é um dos fatores que dão a sensação do chopp ser mais aguado e fraco. Aberto, o barril de chopp não dura mais do que 48h.

Ô VÉIO SABIDO!

Seu Luiz também falou do creme do chopp. Sabe porque vem tanta espuma no nosso copo? Eu antes pensava que sumiticaria e sabedoria do dono do bar pra render mais o produto. Santa ignorância, Batmam! O famoso colarinho, que já deu problema até na Justiça e foi tema de debate na Câmara dos Deputados em meados de 2007/2008, serve para conservar a temperatura, manter o gás do chopp e o sabor do produto, já que ele se decompõe muito rápido!

Sobre este assunto prometo, mais na frente, achar um mestre cervejeiro para explicar com mais precisão as diferenças de cada tipo de cerveja. :D

3 Respostas to “Cerveja pilsen x Chopp”

  1. Elaine Mesoli 21 de agosto de 2011 às 4:31 PM #

    PS: por incrível que pareça eu entendi o “não fica lá eterno dentro do coisa que destrói lá o negócio” hahaha [2 membros]

  2. Erick Mendonça 17 de agosto de 2011 às 1:41 PM #

    Eu mesmo não entendo de nada de cerva. Só bebo mesmo XD

  3. Lu 17 de agosto de 2011 às 1:40 PM #

    Gente, adorei!
    Vou distribuir conhecimento por aí agora =D
    BJO!
    PS: por incrível que pareça eu entendi o “não fica lá eterno dentro do coisa que destrói lá o negócio” hahaha

Apreciando sem moderação!

