10% pra fazer caridade?

10 ago

A conta já não foi barata e ainda rola uma acréscimo. Eu não pago. :)

Aí você tá de boa, quer comer e tomar todas uma, se divertir com os amigos ou sem. Escolhe um lugar e consome tudo que tem direito dentro do que o estabelecimento oferece. Quando acha que já está na hora e pede a conta. E então, além do valor dos produtos que usufruiu, vem aquele acrescimozinho safado em sua conta: ‘os 10% do garçom’. Você paga?

Eu não.

Pode parecer sumiticaria minha, mas não é. O que eu penso é todo bar, restaurante ou até bodega tem A OBRIGAÇÃO pagar seus funcionários direito. Quando alguém se presta a abrir qualquer coisa, tem que levar em consideração não somente os gastos com a estrutura do local, mas também com os funcionários que irá contratar. Se o preço embutido em cada cerveja, drink, vinho, comida ou petisco não é o suficiente para quitar suas obrigações, eu que tenho que me responsabilizar por isso pagando 10% a mais? Infelizmente, não.

Desde que essa taxa foi ‘inventada’ (como se fosse uma espécie de caixinha de Natal) para ajudar nos salários dos garçons, há muita polêmica em torno dela. Não só por causa do dinheiro além da conta que temos que pagar, mas porque o que era para ser do atendente fica – muitas vezes – para o dono do lugar. E eles [os garçons] nem veem a cor da grana no próprio salário.

Só para constar, os 10% do garçom NÃO É OBRIGATÓRIO e o consumidor PAGA SE QUISER. Salvo em casos que estabelecimento AVISE previamente que para estar no local os 10% são indispensáveis ou você opte pelo pagamento. Caso contrário, não há nenhuma lei que o obrigue a isso e o proprietário ou gerente que o questione ou constranja, pode ser processado por danos morais. Já no caso do couvert (aquele valor cobrado pelas apresentações de artistas) deve ser pago, já que logo na entrada há a informação da exigência.

Exijam seus direitos. :)

Apreciando sem moderação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: