Conhaque com mel e limão: remédio para a garganta?

2 ago

Tenho um problema seríssimo. Por causa da minha rinite alérgica, qualquer mudança de temperatura já ataca minhas vias aéreas, o que acaba comigo. É que quando a garganta inflama, fico tão ruim que todo meu sistema imunológico vai por água abaixo. E, muitas vezes, eu fico de cama MESMO. Para quem é de São Paulo, essa bipolaridade climática é tranquila de enfrentar. Mas como sou/vim de uma região litorânea do Nordeste, até me acostumar vai ser penoso. E ontem foi um desses dias infelizes.

Mas nem tudo são espinhos e sábia é a ciência dos nossos ancestrais. Lembrei-me de uma receita caseira de minha avó, que aliviou bastante a sensação de ardor que eu estava sentindo: conhaque de alcatrão com mel e limão.

Receitinha da vovó. :)

Há controvérsia sobre o poder desta mistura. Mas é fato que beber uma colher disso, a cada 3 horas, proporciona um tipo de anestesia nas pregas vocais. E ainda dá a sensação de conforto já que o conhaque esquenta, o mel reveste a garganta e o limão é vitamina C. Essa era a explicação que Dona Ivone nos dava. Bem ou mal, sempre melhorei.

Pesquisando sobre o assunto, vi que a discórdia sobre esta questão vem, principalmente, por parte das pessoas que são aversivas ao álcool. Li muitos textos afirmando que ‘isso é desculpa para beber’ e até que é ‘remédio de bebum‘. Se a pessoa que usa desse artifício fica bêbada ao final do dia, aí complica e realmente não surte efeito nenhum. Entretanto, para mim, a sabedoria de voinha funcionou mais do que qualquer pastilha ou spray para a garganta. Não estou 100% e saltitando que nem gazela. Porém, o inchaço diminuiu e agora eu consigo falar sem querer chorar.

Só para deixar bem claro, esta receita não é remédio. É um paliativo que você pode usar para aliviar a dor que sente e não é recomendado para crianças menores de 12 anos por causa do teor alcoólico do conhaque. Se o caso for muito grave, NÃO DEIXE DE IR AO MÉDICO. Se não for, receitinhas caseiras como esta, sopas e caldos, além de chás de ervas e antigripais vão mandar sua sensação de mal estar embora num instante.

3 Respostas to “Conhaque com mel e limão: remédio para a garganta?”

  1. Gabriel 3 de agosto de 2011 às 8:14 PM #

    Esse “remedinho” já me tirou várias vezes que uma gripe mais forte… é totalmente a favor de nós “renitianos”.
    Mas lembre-se beba com moderação. A persistirem os sistomas o médico deverá ser consultado.

  2. Elaine Mesoli 2 de agosto de 2011 às 11:44 PM #

    A cachaceira safada me conhece e sabe que comigo quando o remédio não resolve eu bebo e tudo passa. Assim, tudo lindo! Essa receita eu tomo desde pequena porque meu pai e minha mãe me davam. E pra dor de barriga é zinebra com sal

  3. Erick Mendonça 2 de agosto de 2011 às 3:27 PM #

    Não confio em duas coisas, praticamente: macacos e pessoas que não bebem. Existem outras categorias, mas normalmente eu consigo simplificar nessas duas.

    Comigo, essas receitas também sempre funcionaram. Já passei dias e dias em casa, trancado, tomando remédios, só pra melhorar quando resolvo chutar o balde e tomar uma cachacinha com os amigos. Não tem melhor remédio.

Apreciando sem moderação!

